Num barco à vela, assim como na empresa, os resultados positivos são consequências do trabalho em equipe, de relacionamentos eficazes, baseados em confiança, planejamento, informação, integração, cooperação e liderança.
Separados em grupos, os participantes irão realizar uma regata (competição entre embarcações), atuando como tripulantes de um veleiro. Cada um destes tripulantes assume uma das funções específicas de bordo, conduzindo o barco como um verdadeiro time!
Um veleiro é muito "sensível" e pára ou desacelera por qualquer erro da equipe. Assim sendo se torna notória a melhor condução, quando comparados em dois barcos competindo lado-a-lado.
Ganha uma regata aquela equipe que adota a melhor tática, ajusta o equipamento de maneira mais correta, sorte e também a equipe mais unida, em um permanente jogo de ataque e defesa, ao mesmo tempo físico e mental.
Dentre os objetivos da programação, podemos citar: proporcionar discussões sobre o comportamento e as sensações dos participantes, bem como as analogias aos desafios enfrentados no ambiente organizacional do grupo.